Sobre - Dona Frida
  • Olá, visitante.
Como começou a marca?
 
A Dona Frida nasceu em 2003, quando eu – Rebeca falando - ainda na faculdade de moda criava o projeto de conclusão de curso. Surgia ali a Dona Frida, uma marca de bolsas artesanais inspirada na vida e na obra da pintora surrealista Frida Kahlo.
Conheci a obra da Frida quando cursava artes visuais, anos antes. E ainda hoje, ela me impacta e inspira.
Foram aproximadamente 8 anos trabalhando exclusivamente com criação e desenvolvimento de bolsas com foco no atacado, em Curitiba. Vendíamos para lojas de diversos estados. Os últimos anos foram dedicados à implementar a transição do negócio, de bolsas para vestuário, permanecendo a essência da criação autoral e afetiva.
Em 2011 a Dona Frida aterrissa em terras paulistanas. Um novo tempo, de novas descobertas em um terreno muito fértil, porém altamente competitivo e por muitas vezes um tanto intimidador.
Esse período foi super importante para o amadurecimento da marca. Aqui, me completei enquanto criadora e empresária. São Paulo sabe ser uma excelente professora  .
A marca sofreu uma pausa de aproximadamente 1 ano, em 2014, quando tive meu filho.
Foi um tempo dedicado à gestar, parir e reavaliar a rota.
Pausei, foquei na maternidade e incubei o relançamento da marca.
Recomecei em 2016, dessa vez com foco no varejo online.
De lá para cá, construímos, peça a peça, em cada troca e relacionamento, a história dessa marca que tem como espinha dorsal o fazer, a criação de cada processo com afeto, baseada nos relacionamentos. E quando falo relacionamentos não me refiro somente aos clientes mas sobretudo aos parceiros incríveis que fazem essa marca acontecer todos os dias. <3
 
Sobre o recomeço...
 
A maternidade me resetou. Ela sabe ser revolucionária! Levou um tempo para trocar a pele e me reencontrar enquanto mulher e profissional. Essa experiência me fez trazer um olhar todo especial para essa mulher recém parida, transformada e que necessita se reencontrar nas suas vestimentas e na forma como se Re-apresenta ao mundo.
Baseado na minha vivência, trouxe então o foco da marca para essa causa. A mulher materna.
Criamos peças de roupas sob demanda, priorizando modelagens essencialmente confortáveis e leves, pensando sempre na funcionalidade, prezando sempre a estética limpa, atemporal e feminina. A gente quer se sentir gata mas de uma forma diferente de outrora. O corpo muda, as necessidades de atender a cria, a vida profissional e diversas demandas nos pedem uma vestimenta com outros atributos. Grande parte das nossas peças são pensadas também para a mulher lactante, que quer ter o momento da amamentação viabilizado por uma roupa funcional e ao mesmo tempo que lhe valorize e empodere.
 
Nossos tecidos e manufatura...
 
Trabalhamos essencialmente com tecidos de fibra natural, puros e mistos, com bases como linho e algodão e também com fibras leves e frescas como a do viscose.
Prezamos usar tecidos leves, com ótimo caimento e qualidade, permitindo que o corpo transpire e que os movimentos do corpo sejam respeitados.
A atenção aos acabamentos é igualmente prezada.
Nossos colaboradores são pequenas oficinas de costura locais que tem seu trabalho respeitado e valorizado. São nossos parceiros e amigos. Atualmente trabalhamos com 4 oficinas de costura de São Paulo. Duas dessas pequenas empresas estão conosco desde o início e somos imensamente gratas pela dedicação e carinho com que cortam, costuram e embalam cada peça.
 
Esperamos que tenham gostado de conhecer um pouco da nossa história e propósito.
 
Te convidamos à fazer parte desse negócio feito por gente que ama, rala e que faz tudo com muita intenção e carinho.
 
Um grande beijo,
Rebeca Salem